Primeira Circular

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

 

22 a 24 de outubro de 2019

 

Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável

Primeira Circular

Apresentação

 

 A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento nacional promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que ocorre anualmente no mês de outubro. A SNCT tem como objetivo geral aproximar a Ciência e a Tecnologia da população por meio da divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos que instiguem a população a se apropriar destes conhecimentos e discutir as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia. 

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – campus Blumenau, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Blumenau e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – câmpus Gaspar promovem a “Mostra Científica” da 16ª SNCT que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019 com a temática “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”

O evento terá como sede principal as dependências da UFSC campus Blumenau. Outras atividades serão realizadas paralelamente no IFSC – câmpus Gaspar e IFC – campus Blumenau. Todos os cursos da UFSC Blumenau estarão envolvidos na SNCT.

O que é Bioeconomia? 

De acordo com o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Bioeconomia, a bioeconomia tem sido um tema debatido por diversos países como um novo modelo econômico destinado à auxiliar na solução de parte das crises globais, presentes e futuras. Este mesmo documento esclarece que a bioeconomia pode ser entendida como: 

O conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização sustentável e inovadora de recursos biológicos renováveis (biomassa), em substituição às matérias-primas fósseis, para a produção de alimentos, rações, materiais, produtos químicos, combustíveis e energia produzidos por meio de processos biológicos, químicos, termoquímicos ou físicos, promovendo a saúde, o desenvolvimento sustentável, o crescimento nacional e o bem-estar da população (MCTIC, 2018, p.11).

 A transversalidade e a interdisciplinaridade deste tema envolvem aspectos essenciais à sobrevivência humana, como as seguranças hídrica, energética e alimentar, uso sustentável da megabiodiversidade brasileira, biotecnologia industrial, entre outros.

Os objetivos da SNCT são: 

  • Criar um ambiente propício para a discussão das pesquisas e temas atuais comuns aos estudantes e servidores das três instituições envolvidas; 
  • Permitir o aperfeiçoamento dos docentes e profissionais das áreas; 
  • Promover a aproximação entre os saberes produzidos no âmbito da universidade, da educação básica, do ensino técnico de Santa Catarina e especialmente da rede pública de ensino; 
  • Viabilizar o princípio da extensão universitária, como processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade; 
  • Contribuir para a formação técnico-acadêmica e cidadã dos estudantes do IFSC, IFC E UFSC, pautada na função social dos institutos federais e da universidade pública, por meio da sua participação na construção e mediação das atividades.

Dentre as atividades programadas para a 16ª SNCT destacam-se: palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, sessões de apresentação de trabalhos no formato de pôsteres. Informações adicionais a respeito do evento, como a submissão de trabalhos, serão divulgadas na segunda circular.

O público-alvo da SNCT é constituído por estudantes da educação básica e de cursos técnicos, graduandos, pós-graduandos, professores-pesquisadores da Educação Básica, dos cursos técnicos e do Ensino Superior, 

Chamada para submissão de oficinas e palestras

 

Convidamos a comunidade acadêmica da UFSC – Campus Blumenau, para que enviem propostas de OFICINAS, PALESTRAS e MINICURSOS para compor a programação da SNCT. Para aqueles(as) que não terão nenhuma destas atividades, solicitamos auxílio na organização e logística de execução da SNCT, sendo importante o envolvimento de todos(as).

 

As atividades previstas na programação da SNCT podem estar relacionadas ao tema central e também aos projetos de pesquisa, extensão e/ou atividades de ensino desenvolvidas na UFSC – Blumenau, no IFSC – câmpus Gaspar e no IFC – campus Blumenau. 

As oficinas e minicursos devem ter duração de duas a quatro horas e as palestras de uma hora, podendo ser ofertadas no período vespertino ou noturno. As palestras, oficinas e minicursos devem ser submetidas por um professor/pesquisador do campus. Os bolsistas e estudantes voluntários de projetos de extensão e/ou pesquisa, bem como estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC estarão envolvidos na realização destas ações. Para maximizar as oportunidades de participação, cada professor só poderá submeter uma única oficina/palestra. 

As propostas das palestras e oficinas devem ser encaminhadas para o email: snctufsc2019@gmail.com, em arquivo único, em pdf, com no máximo três páginas, informando no assunto oficina, minicurso ou palestra. As propostas de oficinas e minicursos devem apresentar o tema, os objetivos, público alvo, metodologia e os materiais que serão utilizados, tanto de consumo, quanto equipamentos e espaço físico. Para as propostas de palestras será necessário enviar um resumo sobre o tema que será abordado. Os ministrantes que tiverem suas oficinas, minicursos e palestras aprovados receberão e-mail de confirmação, até o dia 12 de agosto. 

Período de submissão das propostas: 11 de junho a 11 de julho de 2019.

Resultado da avaliação: 12 de agosto de 2019. 

 

Em caso de dúvidas, os participantes podem encaminhar e-mail para snctufsc2019@gmail.com

 

Contamos com sua participação e auxílio na divulgação da 16ª SNCT.

 

      Comissão Organizadora da SNCT 2019

UFSC, campus Blumenau

 Portaria N°038/BNU/2019

 

Profª Drª Graziela Piccoli Richetti

 Profª Drª Keysy Solange Costa Nogueira

 Prof. Dr. Alaim Souza Neto

 Profª Drª Fernanda Luiza de Faria

 Profª Drª Renata Orlandi

Profª Drª Claudia Merlini

 Prof. Dr. Leonardo Mejia Rincon

 Prof. Dr. Marcelo Dallagnol Alloy