Inscrições

 Oficina 1: HACKATON – IDEIAS DE NEGÓCIO E DE IMPACTO EM BIOECONOMIA – Encontro 1

Trata-se do uso de técnicas de metodologias ativas e criatividade, para engajar pessoas por intermédio de desafios de criação de SOLUÇÕES com foco principal na bioeconomia e a sustentabilidade. Baseada na cultura maker, além de promover o engajamento, esse método busca ajudar as pessoas a desenvolverem ideias de negócio e de impacto que contribuam para a solução de problemas e no aperfeiçoamento da forma de aprendizado, incentivando-os e instigando-os por meio da participação em um determinado tipo de dor. Essa Hackaton terá uma duração de 6 horas, divididas em duas etapas de 3 horas cada uma (dois dias). Na primeira serão debatidos temas a respeito da bioeconomia e da sustentabilidade, aliados aos problemas/oportunidades existentes na área, tomando como base o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, que foi motivado pela busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Na segunda etapa, os grupos deverão propor ideias e soluções para esses problemas (como negócio ou impacto). Ao final são apresentadas as ideias em pitch de 1-3 minutos.

Ministrante: Profª. Drª. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão – UFSC BLUMENAU
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau
Data: 21 de outubro de 2019
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da sede acadêmica da UFSC Blumenau

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Visita Virtual ao LHC – Detector CMS

O CERN (sigla para Organização Européia para Pesquisa Nuclear) desperta a curiosidade de muitos. De fato, muito se questiona acerca da sua importância e das pesquisas de ponta em Física realizadas por lá. Vale dizer que o CERN é um grande produtor de conhecimento, não só do ponto de vista de ciência fundamental, mas também de pesquisa aplicada. Sabidamente, a World Wide Web (WWW), que tanto utilizamos nos dias de hoje, foi criada por lá . Além dessa importante contribuição, o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico médico como o PET (Positron Emission Tomography) e de técnicas de tratamento de cânceres com feixe de prótons e íons leves tem sido fruto do avanço tecnológico na concepção de projetos de grandes aceleradores e na sua inserção em ambientes hospitalares; fatos esses que não seriam possíveis sem os constantes progressos científicos e tecnológicos realizados no CERN. Do ponto de vista da ciência básica, o Large Hadron Collider (LHC) – ou o “Grande Colisor de Hádrons”, o maior acelerador de partículas atualmente construído no mundo -, instalado nas dependências do CERN, tembimpulsionado importantes avanços e descobertas na área de Física de Partículas Elementares e Campos; dentrebos quais destacam-se as descobertas do Bóson de Higgs pelos experimentos ATLAS (A Toroid LHC ApparatuS) e CMS (Compact Muon Solenoid). Nesse contexto, há que se destacar a importância do vasto programa de pesquisas do LHC, no qual as investigações de problemas em aberto no Modelo Padrão das Partículas Elementares têm alavancado progressos relevantes da Física de Altas Energias, nos âmbitos experimental e teórico. Com intuito de conhecer um pouco melhor a estrutura e funcionamento de um dos grandes experimentos do LHC, promoveremos esta visita virtual ao experimento CMS (o segundo maior detector do LHC). Nesse tour guiado pelo experimento, conheceremos a sala de controle do experimento, o estado do detector e a análise primária de colisões entre prótons de altíssimas energias. Durante a visita obteremos informações importantes sobre a construção do experimento, número de pesquisadores envolvidos, custos envolvidos na construção, funcionamento e muito mais. Para saber mais só um requisito é necessário: PERGUNTAR! Isso tornará essa experiência ainda mais rica e produtiva.

Ministrante: Prof. Dr. Daniel Fagundes – UFSC Blumenau
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau
Data: 22 de outubro de 2019
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório da sede acadêmica

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DESENVOLVENDO APLICAÇÕES ANDROID DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA

Neste minicurso vamos abordar a tecnologia App Inventor para a criação de aplicações Android. O sistema é todo online e não precisa de nenhuma instalação para começar a desenvolver seu próprio aplicativo.

Ministrante: Prof. Dr. Daniel Girardi – UFSC BLUMENAU
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau
Data: 22 de outubro de 2019
Horário: 15:30-17:30
Local: laboratório 2 do Vasto Verde

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Oficina 3: Oficina de Tye-die

 Tingimento de camisetas de algodão por meio da técnica de tie-dye. 

Ministrantes: Profª. Drª. Catia Rosana Lange de Aguiar e Profª. Drª. Rita de Cássia Siqueira Curto Valle
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau e demais interessados
Data: 22 de outubro de 2019
Horário: 13:30 às 15:30h
Local: Laboratório de Química – a confirmar

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Palestra 1: Projeto UFSCkite: aerogeradores com aerofólios cabeados

Aerogeradores com aerofólios cabeados é uma nova tecnologia para exploração da energia eólica em altitudes elevadas, que se encontra atualmente em fase de pesquisa e desenvolvimento no cenário mundial, e se apresenta como uma alternativa para localidades com ventos fracos em baixa altitude. Nessa nova tecnologia as torres e pás de um aerofólio convencional são substituídas por cabos e aerofólios deixando o aerogerador mais leve, barato, de fácil transporte e capaz de explorar altitudes bem mais elevadas que a convencional. Em altitudes elevadas os ventos são mais fortes e frequentes, permitindo assim um melhor aproveitamento da energia eólica. A UFSC, através do projeto UFSCkite, é pioneira na América Latina a desenvolver essa nova tecnologia. Os protótipos desenvolvidos no laboratório UFSCkite estão atualmente em fase de testes. No laboratório também se desenvolve um protótipo de uma estação de medição do perfil de vento, na faixa de 0 à 600m de altura, de baixo custo, baseado em drone e algoritmos de tomografia acústica. Na palestra será apresentado o estado da arte dessa nova tecnologia e os principais protótipos desenvolvidos por empresas e universidades no cenário mundial.

Ministrante: Prof. Dr. Alexandre Trofino – UFSC Florianópolis
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau e demais interessados
Data: 23 de outubro de 2019
Horário: 13:30 às 15:00h
Local: Auditório da sede acadêmica

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Palestra 2: Economia Circular, Sustentabilidade e o Futuro das Profissões

A ideia da palestra será discutir o conceito de Economia Circular e sua relação com a Bioeconomia e o  desenvolvimento sustentável, para pensar os caminhos para se mitigar, enquanto ação, os  riscos sistêmicos, administrando estoques finitos e fluxos renováveis por meio da promoção de ecoinovações.  Ademais, a partir dessa discussão, pensar a questão do futuro das profissões, articulado aos cursos do campus UFSC-Blumenau.

Ministrantes: Profª. Drª. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau e demais interessados
Data: 23 de outubro de 2019
Horário: 16h às 18:00h
Local: Auditório da sede acadêmica

Palestra 5: Energias Renováveis

A energia elétrica é gerada predominantemente através da queima de combustíveis fósseis. Tais combustíveis são altamente poluentes e estão sujeitos a escassez. Previsões indicam que o carvão mineral será esgotado do planeta nos próximos cem anos. Energias renováveis aparecem como alternativa atraente para substituir os combustíveis fósseis. Tais energias são as provenientes do vento, do sol, das marés, das ondas do mar, entre outras.

Ministrantes: Prof.  Dr. Tiago Davi Curi Busarello
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau e demais interessados
Data: 24 de outubro de 2019
Horário: 16h às 18:00h
Local: Auditório da sede acadêmica 

Oficina 4: Reconhecimento de OVNI’s

 Embora não possamos afirmar categoricamente que não exista outra forma de vida em algum lugar do Universo, tampouco podemos afirmar que existe, o que nos coloca numa situação curiosa: ou estamos sozinhos no Universo (e isso é fantástico, digo, por que nós?), ou estamos acompanhados de outras formas de vida (o que também é fantástico, o que será que existe por aí?). Muitas pessoas já se preocuparam com esta questão, e se estamos falando de vida fora da Terra, somos obrigados a olhar para fora dela. Assim, há mais de 5.000 anos, a humanidade vem estudando sistematicamente os corpos celestes, tendo encontrado explicações para seu movimento aparente no céu, brilho, cor, e até mesmo sua natureza. No entanto, eventualmente, certos corpos celestes são observados e, por mais que se faça um esforço para documentar e estudar tal objeto, ainda assim não somos capazes de identificá-los. Estes objetos são chamados de OVNIS, do acrônimo de Objeto Voador Não Identificado, o equivalente de UFO (Unidentified Flying Object). Para podermos dizer que um objeto é ‘não identificado’, é preciso conhecermos quais objetos podemos identificar no céu. Dentre eles, encontram-se: ● Objetos Astronômicos (estrelas, planetas, aglomerados de estrelas, nebulosas, meteoros, satélites artificiais, cometas, asteróides, a Lua); ● Aeronaves (aviões, foguetes, restos de estágios de foguetes, estações espaciais, balões, balões meteorológicos); ● Fenômenos atmosféricos e da natureza (nuvens, pássaros, clarões, pipas); ● Fenômenos ópticos (miragem, bola de luz, halos, refletores); ● Fraudes. Nosso objetivo nesta oficina será promover o reconhecimento de objetos celestes de modo que aprendamos a distinguir os OVNI’s de outros objetos, sabendo que não o estamos confundindo com um satélite artificial ou o planeta Vênus, por exemplo. Para identificarmos tais objetos, será necessário também aprendermos a nos localizar espacialmente e também reconhecer os movimentos terrestres que dão origem ao movimento aparente dos astros.

Tópicos Abordados:

1. Noções básicas de astronomia;

2. Localização dos pontos cardeais;

3. Sistemas de coordenadas para encontrar satélites artificiais;

4. Órbita dos planetas e sua localização no céu;

5. Utilização de cartas celestes. 

Ministrantes: Prof. Dr. Eslley Scatena Gonçalves
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau e demais interessados
Data: 24 de outubro de 2019
Horário: 18:00 às 19:30h

Local: Auditório da sede acadêmica

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 Minicurso 2: CONECTANDO E CONTROLANDO DISPOSITIVOS PARA INTERNET DAS COISAS ATRAVÉS DA NUVEM

Internet das Coisas (do inglês, IoT) caracteriza-se pela capacidade de conexão e comunicação, de objetos utilizados no dia-a-dia, através da Internet. As aplicações para IoT são as mais diversas, indo desde casas e cidade inteligentes, passando por agricultura, indústria e saúde. Por exemplo, uma geladeira poderá reconhecer os produtos que estão acabando em seu interior e fazer o pedido no supermercado automaticamente. Janelas poderão fechar através da detecção de água da chuva ou por ação do morador através de seu smartphone. Na indústria, sistemas de monitoramento, controle e fabricação serão mais acessíveis e robustos. Além disso, IoT irá desempenhar um papel fundamental na bioeconomia. O uso de dispositivos para sensoriamento e atuação automática na agricultura, geração e distribuição de energia, produção de biocombustíveis entre outras aplicações, tem grande potencial. Estes dispositivos permitirão a coleta de dados em tempo real e tomada de decisões mais ágeis. Como resultado, espera-se melhoras no processo produtivo, diminuindo o impacto ambiental e tornando-os ecomicamente mais competitivos. Neste contexto, é essencial que os profissionais da área conheçam o funcionamento de dispositivos IoT e como integrá-los com serviços na nuvem. Este minicurso propõe permitir aos alunos compreender as diferentes arquiteturas de comunicação entre equipamentos e a nuvem, de uma maneira prática, através da construção de um monitor de temperatura e umidade de ambientes. Como resultado, os alunos serão capacitados a propor soluções simples que envolvam ações de monitoramento e atuação entre a nuvem e dispositivos operando remotamente.

Ministrante: Prof. Dr. Carlos Roberto Moratelli
Público-alvo: Alunos e profissionais de nível técnico ou superior que tenham conhecimentos básicos de programação
Data: 25 de outubro de 2019
Horário: 08:00-12:00 horas.
Local: Laboratório B016

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Minicurso 1: TEORIAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Neste minicurso serão abordadas teorias e abordagens de ensino e ou aprendizagem de Skinner, Gagné, Bruner, Piaget, Ausubel, Vygotsky e Rogers. Os objetivos são: i) Sistematizar as ideias essenciais das diversas teorias de aprendizagem; ii) Abordar o ensino de ciências, física, química, biologia e matemática em relação às teorias de aprendizagem e iii) Confrontar ideias de teorias de aprendizagem com situações reais.

Ministrantes: Prof. Dr. André Maurício Brinatti – Universidade Estadual de Ponta Grossa
Público-alvo: Professores do ensino fundamental, médio e superior (que trabalhem com o ensino de ciências, física, química, biologia e matemática).
Data: 25 e 26 de outubro de 2019
Horários:
  • dia 24 – 10:00-12:00 e 15:00-18:00
  • dia 25 – 9:00-12:00 e 13:30-18:00
Local: Auditório da sede acadêmica

 Oficina 1: HACKATON – IDEIAS DE NEGÓCIO E DE IMPACTO EM BIOECONOMIA – Encontro 2

Trata-se do uso de técnicas de metodologias ativas e criatividade, para engajar pessoas por intermédio de desafios de criação de SOLUÇÕES com foco principal na bioeconomia e a sustentabilidade. Baseada na cultura maker, além de promover o engajamento, esse método busca ajudar as pessoas a desenvolverem ideias de negócio e de impacto que contribuam para a solução de problemas e no aperfeiçoamento da forma de aprendizado, incentivando-os e instigando-os por meio da participação em um determinado tipo de dor.Essa Hackaton terá uma duração de 6 horas, divididas em duas etapas de 3 horas cada uma (dois dias). Na primeira serão debatidos temas a respeito da bioeconomia e da sustentabilidade, aliados aos problemas/oportunidades existentes na área, tomando como base o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, que foi motivado pela busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Na segunda etapa, os grupos deverão propor ideias e soluções para esses problemas (como negócio ou impacto). Ao final são apresentadas as ideias em pitch de 1-3 minutos.

Ministrantes: Profª. Drª. Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, com mediação dos bolsistas do LabCTI
Público-alvo: Estudantes de graduação UFSC/Blumenau
Data: 29 de outubro de 2019
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da sede acadêmica